28 de set. de 2009

Hayao Miyazaki

Falar de Hayao Miyazaki não é facil,ele não é somente um aniador...é um dos maiores gênios na arte de criar e encantar pessoas com seus filmes.Já faz um tempo que quero escrever sobre ele por aqui e acho que é o momento adequado,sou suspeito para falar qualquer coisa sobre Hayao,pois só saem elogios...

Hayao Miyazaki nasceu no bairro Akebono,na cidade de Tóquio, e 5 de janeiro de 1941. Em plena Segunda Guerra Mundial, o pai de Hayao trabalhava em uma fábrica, a Miyazaki Planes, de propriedade do tio do animador e irmão de Katsuyiki, que construía lemes para aviões. A mãe de Miyazaki era uma mulher muito reservada e inteligente: Shirou Miyazaki, irmão mais novo do animador, comentou uma vez que a personagem Dola, de "Laputa", lembrava muito sua mãe, não pelo visual, mas pela personalidade. Miyazaki cursou os dois primeiros anos do colegial na Escola Omiya, e o último ano na Toyotama High. E é exatamente durante seu último ano de colegial que Hayao assiste o primeiro longa-metragem animado colorido do Japão,"Hakuja Den", uma produção da Toei Animation e fica interessado em animação. Sua experiência com desenhos se resumiam a diversas artes de aviões e aeronaves (influenciado pelo trabalho do pai) mas nunca havia se preocupado em desenhar pessoas, o que o deixou meio preocupado. Após se formar na Toyotama High, Hayao ingressou na Universidade Gakushuin no curso de economia. Lá, participou de um clube de pesquisa de literatura infantil, algo bem parecido com um grupo de fãs de quadrinhos. Miyazaki se forma com habilidades em Ciências Politicas e Economia e logo após conseguiu um emprego na Toei Animation.

Em 1971, Hayao deixou a Toei para se juntar a produtora A-Pro.

Em 1982enquanto trabalhava em seus filmes, Miyazaki escreveu e desenhou o Kaze no Tani, mais conhecido internacionalmente como "Nausicää". Utilizando alguns elementos que são considerados sua marca registrada em outros animados - o gosto pela aviação, ecologia e suas consequências e a ausência de um vilão da maneira como conhecemos - o mangá foi um grande sucesso, o que levou o diretor a preparar a versão animada de sua própria série de quadrinhos japoneses.O anime, lançado em 1984, foi um sucesso tão grande que deu forças a Hayao e Takahata abrir seu próprio estúdio de animação: o Estudio Gibli."Laputa:Castles in the Sky" (Tenkû no shiro Rapyuta) foi a primeira produção do estúdio, seguido por "Meu Vizinho Totoro" (Tonari no Totoro, ), "Kiki's Delivery Service" (Majo no takkyûbin), "Porco Rosso" (Kurenai no buta, ) e "On Your Mark". Vale notar que Miyazaki continuou escrevendo e desenhando o mangá de Nausicaä durante 12 anos! Ele terminou a série apenas em 1994.

Em 1996, com o aumento dos investimentos norte-americanos nessa nova onda conhecida como "anime" e "mangá", a Disney viu como o momento perfeito para aproveitar a qualidade e o sucesso que os filmes de Hayao Miyazaki faziam no oriente para garantir os direitos de distribuição dos filmes do diretor. Com isso, foi fechado entre a Disney e o Estúdio Ghibli o acordo conhecido como Disney-Tokuma que, em resumo, consiste na distribuição mundial em vídeo de todos os longas animados do Estúdio Ghibli, sem falar na distribuição mundial nos cinemas daquele que lançaria o nome de Hayao Miyazaki ao mundo: "Princesa Mononoke" (Mononoke-hime). A história de Princesa Mononoke mais uma vez mostra a ecologia como plano de fundo para a busca do Príncipe Ashitaka para curar uma maldição que o consome. O filme se tornou a maior bilheteria da história do Japão (faturando o equivalente a US$ 150 milhões), batendo E.T. - O Extraterrestre (e ficou na primeira posição até Titanic estrear em terras nipônicas). O filme levou diversos prêmios no Japão e em outros festivais internacionais. E foi após Mononoke que Hayao Miyazaki anunciou, pela primeira vez, sua aposentadoria. Mas o sucesso o chamou de volta para dirigir "A Viagem de Chihiro" (Sen to Chihiro no kamikakushi),na minha opnião, seu melhor filme. Agora com um certo nome internacional e com a força da distribuição mundial nas mãos da Disney, o filme faturou mais prêmios internacionais (incluindo o Oscar de melhor longa-metragem animado em 2003) e foi sucesso por onde passou. Em 2005, chegou aos cinemas "O Castelo Animado" (Hauru no ugoku shiro), com mais prêmios (como a indicação ao Oscar de melhor animação) e uma bilheteria de arrasar ao redor do mundo.Com diferentes posições ideológicas quanto a seus filmes, o amor incontestável pela arte da animação está claro em seus filmes, e é apenas questão de tempo para que Miyazaki consiga alcançar a popularidade da qual já desfruta em seu país natal.

Uma das que eu acho mais perfeitas:

"Laputa: Castles in the Sky"

Disco 01 // Disco 02
 PT01 // PT01
PT03 // PT03
PT04 // PT04
PT05 // PT05

"Meu Vizinho Totoro"


PT01      PT02       PT03

"A Viagem de Chihiro"

Download

Bom ...espero que curtam este POST, fiz com muito carinho ,baixem os filmes e assistam, pois são verdadeiras obras de arte, perfeitos!!!!

Nenhum comentário: